sábado, 21 de agosto de 2010

Dilma já fala na perspectiva de ganhar no primeiro turno


A candidata petista Dilma Rousseff já começou a falar na perspectiva de ganhar disputa presidencial no primeiro turno.

"Qualquer vitória que a gente por ventura consiga vai depender da aprovação de um projeto que nós começamos há muitos anos. Isso que pode levar no dia 3 de outubro, às 5h da tarde, fechadas as urnas, começa a contar os votos e a gente possa ter qualquer perspectiva de ganhar no primeiro turno e, caso não seja isso, ir para o segundo turno e ganhar também", disse a candidata, ao ser questionada sobre a pesquisa Datafolha divulgada hoje.

Segundo o levantamento, a petista está 17 pontos à frente do tucano José Serra e o venceria se a eleição fosse hoje. Neste sábado, ela participou de um comício em Mauá (SP) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, durante o comício, Dilma disse que é preciso evitar o clima de já ganhou. "Pesquisa não ganha eleição para ninguém. Ganha uma eleição o povo votando no dia 3 de outubro. Daqui até lá são mais de 40 dias", afirmou a petista.

Dilma usou o chavão de que não se pode subir no salto alto. "Qualquer vitória que a gente por ventura consiga vai depender da aprovação de um projeto que nós começamos há muitos anos."

Para ela, o jogo não acabou. "A eleição a gente ganha respeitando o voto do povo brasileiro e a hora que ele entra na urna."

Já o presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que a pesquisa "reflete o que a gente está vendo nas ruas".

"A pesquisa até agora não está sendo ruim, porque não está dando espaço para o clima de já ganhou. Ela mostra que o programa de TV está indo no rumo certo", disse.

Dutra também criticou a estratégia adversária ao compará-la com um clássico da literatura em língua inglesa cujo protagonista tem dupla personalidade. "[A pesquisa] mostra também a trajetória errática da oposição, que é como Dr. Jekyll e Mr. Hyde: bate de dia e elogia de noite. A ordem continua sendo humildade e povo na rua", disse.

Segundo o levantamento, Dilma distanciou-se de Serra em 17 pontos e chegou aos 47% na preferência do eleitorado. Serra tem 30% e Marina, 9%. Trata-se da primeira pesquisa depois do início da campanha em rádio e TV. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano.

A vantagem de Dilma se amplia considerando apenas os votos válidos (em que são distribuídos proporcionalmente os dos indecisos entre os candidatos e desconsiderados brancos e nulos), e já pode vencer as eleições no primeiro turno. Nesse cenário, Dilma vai a 54%.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário