terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fluminense mantém base e conta com talismã para liderar o Brasileirão


Técnico Muricy Ramalho é o que menos fez substituições em doze rodadas

Líder do Campeonato Brasileiro com 25 pontos, o Fluminense mostra que tem alguns trunfos a mais do que outras equipes para se manter na briga pelo título. Além de ter a segunda melhor defesa da competição, com apenas 8 gols sofridos, é o time mais manteve a base durante os 12 jogos que disputou no Nacional. Ou seja: quando o técnico Muricy Ramalho escolhe os onze titulares para uma partida, ele costuma mudar pouco no decorrer dos duelos. Foram apenas 30 substituições nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão, ou seja, em seis delas o técnico deixou de usar pelo menos uma de suas três trocas. O Corinthians, segundo colocado no torneio com apenas um ponto a menos que o líder fez todas as alterações a que tinha direito nesse tempo. Em 12 jogos foram 36 substituições, três por jogo. Mesmo número de Atlético-MG, Cruzeiro, Avaí, Inter e Grêmio Prudente, times que mais mudaram durante as partidas.

Na outra ponta estão o Palmeiras, com 31 substituições, e São Paulo, com 32, que adotam técnica parecida com a do líder do campeonato e também preferem alterar pouco suas equipes durante os jogos.

Se por um lado uma substituição pode mudar o rumo de um duelo, por outro pode prejudicar o entrosamento do time durante um jogo. O Fluminense tem mostrado neste Nacional que quando bem preparados fisicamente os titulares rendem melhor do que os suplentes.

Além de mexer menos na equipe do que seus adversários durante os jogos, Muricy Ramalho aposta em um jogador que virou o talismã do time quando precisa mudar o placar. Se Fred, titular do ataque que agora conta com Washington para a reserva, já marcou quatro gols no Brasileirão, outro jogador menos conhecido tem feito a diferença quando entra no decorrer das partidas.

O atacante Alan é o reserva mais ativo do Campeonato Brasileiro. Das 12 rodadas disputadas até agora, ele entrou em nove. E marcou os mesmos quatro gols de Fred, o que o coloca como um dos artilheiros do clube na competição. Para se ter uma ideia do prestígio do atacante, o segundo reserva mais usado no Fluminense é Marquinho, que entrou apenas em quatro jogos.

Das nove vezes em que substituiu outro jogador (que na maioria das vezes foi o atacante Rodriguinho), Alan conseguiu dar diretamente duas vitórias ao Flu.

Na sexta rodada, contra o Vitória, o jogo estava empatado por 1 a 1. Alan, que havia entrado aos 21min do segundo tempo, fez o gol decisivo 20 minutos depois. Já na nona rodada, o duelo contra o Santos seguiu equilibrado até os 34min, quando o atacante fez o gol da vitória por 1 a 0 depois de sair do banco de reservas.

O Corinthians, vice-líder do Campeonato, fez mais mudanças na equipe, mas pôde contar menos com o poder de decisão de seus suplentes. Os reservas mais utilizados durante os jogos foram Paulinho, Tcheco e Defederico, que entraram cinco vezes cada um. A diferença é que o primeiro marcou apenas um gol até agora no Brasileirão e os dois últimos, apesar de jogarem bem próximo ao ataque, ainda não balançaram as redes. R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário